Ecoturismo: por que tem tudo a ver com sustentabilidade?

três pessoas fazendo trekking na beira do canyon. o guia está apontando para o canyon e explicando a paisagem

O que vem à mente quando você pensa em Ecoturismo? Certamente busca deduzir pela palavra. Turismo remete a viagem. E o prefixo “eco” talvez a ecologia, ou quem sabe economia?

São bons começos, mas o ecoturismo carrega muito mais em seu conceito e prática. A seguir vamos explicar o que é ecoturismo, seus benefícios e como praticá-lo. Quer embarcar nessa viagem? 

Você sabe o que é ecoturismo?  

Também conhecido como turismo ecológico e turismo verde, o ecoturismo é uma atividade que busca a formação da consciência ambientalista. Para tanto, utiliza-se o patrimônio natural e cultural como atrativos turísticos.

Em seus pilares estão:

  • • Desenvolvimento econômico;
  • • Conservação do meio ambiente;
  • • Harmonia entre os seres humanos e a natureza.

O objetivo desse tipo de turismo é proporcionar experiências em ambientes naturais ou o contato com atividades em que se conheça a natureza, prezando pela proteção, sustentabilidade e educação ambiental. 

As atividades mais comuns são trekking, escalada, rapel e visitas à cachoeiras. Outra amostra atrativa são as trilhas off road, uma prática realizada com veículos de aventura fora da pavimentação asfáltica. 

A Tribo da Serra Ecoturismo proporciona algumas dessas experiências, como por exemplo o desfrute pelas estradas de terra do Cânion das Laranjeiras e Cânion do Funil, ambos situados em Santa Catarina. 

Também fazem parte dessa prática:

  • • A escolha por se hospedar em hotéis ou pousadas que busquem reduzir o consumo de água e energia;
  • • O respeito ao bioma e a cultura local;
  • • Não jogar lixo no meio ambiente nem levar para casa nada dele.

Além disso, passeios a museus, feiras e eventos que tratam da sustentabilidade ambiental também fazem parte desse conceito. Um exemplo disso é o Oceanic Aquarium, localizado em Santa Catarina. 

Inaugurado em 2020, a Oceanic conta com um aquário com mais de 120 espécies de animais e sua missão é preservar as espécies ali presentes e educar a população através do contato humano e animal.

Em resumo, o que define essa prática é a troca com a natureza buscando respeitá-la e gerar nela o menor impacto possível

O ecoturismo é sustentável? Conheça os benefícios  

Como vimos, no ecoturismo existe um profundo contato com o meio ambiente, valorizando a natureza e criando, ao mesmo tempo, uma cultura que tem como objetivo preservá-la. 

Esse propósito faz confundir o ecoturismo com turismo sustentável, não apenas por uma questão terminológica, mas principalmente pela semelhança prática e ideológica. Vamos explicar a seguir.

Ecoturismo e turismo sustentável: quais as diferenças?

Apesar de em muitos casos serem utilizadas como sinônimos, segundo a cartilha do ministério do turismo  publicada em 2019, essa diferenciação existe. 

O turismo sustentável é a correlação dos desejos do turista e as necessidades das regiões receptoras, defendendo e consolidando todo conjunto turístico. 

O ecoturismo é um segmento do turismo, já o turismo sustentável é um conjunto de práticas que pode ser aplicado a todos os setores dessa atividade econômica. 

Por exemplo: um turismo de pesca pode conter em seu plano prático o turismo sustentável. 

Como a sustentabilidade é aplicada ao turismo?

Vamos pensar em uma empresa de turismo que não tem em seu plano a sustentabilidade. 

Em um roteiro de trilha poderiam ser abertos caminhos de forma não planejada, não se calculando o número máximo de pessoas que poderiam atravessar o local diariamente sem prejudicar a fauna. 

Poderia ocorrer também  o não recolhimento do lixo produzido pelos turistas. 

Com a adoção de práticas sustentáveis, esse resíduo deixado poderia ser transformado na responsabilização de cada um por seu lixo.

E haveria uma instrução sobre o melhor caminho para a execução da trilha. Como também um estudo sobre qual a capacidade de carga, decorrente da passagem humana, o solo e a fauna suportariam por dia. 

Nesse sentido, é possível verificar na prática o papel do turismo sustentável como também do ecoturismo. 

Práticas sustentáveis para preservação ambiental 

Podemos entender, também na prática, as diferenças entre turismo predatório e turismo sustentável

Se cada pessoa que for nessa trilha deixar seu lixo para trás ou deixar cair no solo algum material impróprio como refrigerante, logo será inviável para a natureza lidar com essas intromissões. 

Agora, se cada pessoa que frequentar esse passeio estiver regulada pelos princípios da sustentabilidade, o convívio entre todas as partes envolvidas se torna mais harmonioso. 

Turistas, locais, natureza, nascentes, animais, e tudo mais envolvido nessa cadeia, passam a coexistir e construir um futuro justo para o meio ambiente e abundante socioeconomicamente para a população local.

Com isso, entendemos que as práticas sustentáveis não só devem existir em todos os contextos como são encorajadas por instituições notáveis como o Ministério do Turismo, no âmbito nacional, e a Organização Mundial de Turismo, órgão vinculado às Nações Unidas (ONU).

No ecoturismo, além desses benefícios sustentáveis já citados, é importante considerar a sua dimensão política.

Enquanto movimento ambiental global, ele promove a vida e a preservação ambiental, reunindo pessoas em torno desse propósito coletivo. Dessa forma, desperta no ser humano o entendimento de que adentrar a natureza é como visitar a casa de alguém. 

Entre com respeito, dê o seu melhor, receba o melhor que a mãe natureza dispõe, e não leve nada que não seja seu.

Sustentabilidade no turismo: quais são as boas práticas?  

Como mais podemos colaborar para que nosso turismo tenha um impacto positivo por onde a gente passa? Existem algumas ações que podemos adotar, veja a seguir 5 delas: 

1 – Pesquise por iniciativas sustentáveis

Pesquisar pode te ajudar a encontrar empresas com práticas de responsabilidade social

Olhe no site, nas redes sociais ou mesmo telefone para as empresas em que você estará em contato, e se informe sobre quais são as práticas sustentáveis do local. 

Algumas ações interessantes para se atentar são: 

  • • separação de resíduos recicláveis; 
  • • valorização da cultura local; 
  • • valorização dos produtos locais; 
  • • respeito à legislação ambiental; 
  • • contribuição com a cidade participando de projetos e ações; 
  • • pagamento de impostos em dia. 

Além do mais, pesquisar se o local de destino é ético do ponto de vista dos direitos humanos, também assegura que melhores escolhas sejam feitas. 

2 – Consuma alimentos regionais 

Dê preferência para restaurantes e vendas de moradores do local ao invés das grandes redes nacionais ou internacionais. 

Além de devolver um pouco da hospitalidade ao deixar o dinheiro com quem empreende, você se beneficia com produtos mais frescos. 

Se você gostar da comida, pode ainda deixar uma avaliação em algum canal de comunicação do estabelecimento, dessa maneira você incentiva outras pessoas a consumirem ali também. 

3 – Escolha seu transporte com consciência 

O avião, apesar de sua praticidade, emite dióxido de carbono (C02). Por essa razão, optar por voos diretos é melhor, esse simples ato colabora com a redução de emissão de carbono.

Levar menos bagagem também ajuda, já que dessa forma se gasta menos combustível dos aviões e fica mais fácil utilizar transportes públicos durante a viagem. 

Outra dica é procurar encher o carro em sua capacidade máxima em passeios ou para se locomover entre um ponto e outro. Dependendo do local, a bike também pode ser uma opção verde. 

4 – Não perturbe a natureza 

É comum ver placas em praias ou cachoeiras pedindo para não levar nada além de saudade. Retirar da natureza itens como pedras, conchas ou mesmo plantas e animais causa impacto e é danoso ao ambiente

A própria viagem, mais do que um consumo, é uma experiência. Colocar os pés no mar com certeza vale mais do que levar para casa um colar feito com a presa de um animal. Consuma consciente e valorize ao máximo as experiências. 

5 – Valorize a cultura local

Lembre-se de se informar sobre a cultura do local em que está indo conhecer. Esse ato também é sustentável e demonstra respeito pelos locais. 

Nesse sentido, alguns cuidados são fundamentais:

  • • Não tire foto dos moradores sem consentimento;
  • • Vista-se de acordo com o código esperado, principalmente em visitas a templos sagrados ou religiosos;
  • • Na hora de comprar produtos ou serviços dos locais, lembre-se de que essa é a fonte de renda de uma família. Procure pagar o preço cobrado ou ao menos seja consciente na negociação.

Curtiu as dicas? Então venha fazer parte dessa Tribo!

Se você gostou de aprender sobre o que é ecoturismo, quais são os seus benefícios e a sua importância para a preservação do meio ambiente, se junte à nossa comunidade Tribo da Serra no Instagram e fique ligado nos próximos conteúdos.